Esquema corporal é utilizado em várias expressões da figura humana e é necessário esse conhecimento para os interessados em executar trabalhos em vários segmentos e objetivos práticos. Neste caso, como preparação e introdução à última sequência de aulas que serão sobre as profissões que envolvem a criação de páginas de HQ.

Abaixo o link da apostila sobre iniciação ao desenho de modo geral, pois pode ser aplicado a tudo:

Tema da Sequência de Aulas:


Primeira de uma sequência de 3 aulas

1ª = Esquema Facial

Proporção e formas

2ª = Esquema Corporal

Proporção , Mãos e Pés

3ª = Cenas e Escorço

Equilíbrio e Composição

Abaixo imagens da primeira fase da sequência:








Observação e exercício constante, o modo de perceber tudo a sua volta terá um acréscimo de detalhes o qual antes não havia, isso quer dizer que seus olhos estarão treinados para transpor à sua interpretação e concentração mais aguçados.






Nesse exemplo de desenho de rosto o desenhista não usou linhas, apenas sombreamento. Não se prenda às linhas, mas no começo, use de modo secundário e brando, como parâmetro de proporção, até que não precise mais.

Dia 22 trabalharemos rosto e próximas aulas serão Cabeça, Rosto e Corpo humano, proporção e composição...
Eis a apostila sobre cabeça e rosto humano.... com exercícios para praticarem em casa...


Rosto Humano


Não perca essa oportunidade, interessados em explorar mais o tema podem encontrar uma boa fonte de informação baixando o Guia do Ilustrador neste link:
Também é divulgada neste mesmo site a revista Ilustrar

Como Material específico sobre a verdadeira prática e da relação do trabalho com ilustração mostro este artigo do site da Ilustranet sobre a diferença de Desenho e Ilustração, com sugestões de exercícios para iniciantes.

Observando o vídeo da entrevista e este trabalho recente de Luis Royo podemos entender o processo criativo de um ilustrador de forma bem próxima.









Neste link poderá baixar o material teórico sobre a segunda parte da oficina.

Ilustração
Teremos esta semana, apostila, mídias, e alguns artistas famosos do universo da ilustração. Aguardem...















Observe o que te inspira, e faz parte do seu dia a dia. O primeiro módulo foi escolhido pela simples razão de pertencer a uma demanda de mercado bastante requisitado.
No site destes links abaixo encontrarás referências interessantes quanto ao universo de oportunidades em que o gosto pela estética e o profissionalismo técnico são uno com o sucesso.
Anel inspirado na art deco.

Arts and Crafts é um movimento estético e social inglês, da segunda metade do século XIX, que defende o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa. Reunindo teóricos e artistas, o movimento busca revalorizar o trabalho manual e recupera a dimensão estética dos objetos produzidos industrialmente para uso cotidiano.
A partir de 1890, o Movimento de Artes e Ofícios liga-se ao estilo internacional do art nouveau espalhando-se por toda a Europa: Alemanha, Países Baixos, Áustria e Escandinávia. Ainda que um sucessor do movimento inglês, o art nouveau possui filosofia um pouco distinta. Menos que uma atitude de recusa à indústria, a produção art nouveau coloca-se no seu interior, valendo-se dos novos materiais do mundo moderno (ferro, vidro e cimento), assim como da racionalidade das ciências e da engenharia.


A associação entre arte, artesanato e indústria está no coração da experiência alemã da Bauhaus, fundada em 1919, que tem no movimento do Arts and Crafts um ancestral direto. Ao ideal do artista-artesão, defendido por Walter Gropius (1883 - 1969) desde a criação da escola, soma-se na experiência da Bauhaus a defesa da complementariedade das diferentes artes sob a égide do design e da arquitetura. O espírito que orienta o programa da escola ancora-se na idéia de que o aprendizado, e o objetivo, da arte liga-se ao fazer artístico, o que evoca uma herança medieval de reintegração das artes e ofícios. Nos anos 1920, as artes aplicadas encontram abrigo no estilo art deco. Aí, recoloca-se o nexo entre arte e indústria tendo a decoração como elemento mediador, na esteira das propostas art nouveau. Só que, no caso do art deco, as soluções indicam a preferência pelas linhas retas e estilizadas, pelas formas geométricas e pelo design abstrato, em consonância com as vanguardas do começo do século XX. As Oficinas de Artes e Ofícios, fundadas em Viena, em 1903 (Wiener Werkstätte) por membros da Secessão, por sua vez, visam fundir utilidade e qualidade estética de acordo com as propostas de Morris. Esperam também, como ele, atingir um público mais amplo, o que efetivamente não ocorre. Os objetos de decoração de interiores (mosaicos, sobretudo), além de jóias, trabalhados de perto com o ideário art nouveau, produzidos nas oficinas (fechadas em 1932) se mantêm restrita aos círculos de elite.

Leia Mais sobre o assunto no site Itaucultural

Reveja os primeiros momentos e os assuntos que foram abordados inicialmente:

Reveja o que você viu na primeira aula.
Mídia e Apostilas disponíveis on line.
Acesse o link abaixo para baixar a apostila:

projeto.doc

Envie Comentários e Sugestões para o e-mail lucianawaack@gmail.com.
Quer ser um colaborador do blog de nossa oficina? Envia solicitação pelo e-mail.


Quem Somos

Atividade Selecionada - Programação Regular - 1º Semestre de 2010
OCR Altino Bondesan
Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo
A Oficina Cultural Regional Altino Bondesan, vem nesta data informar a aprovação final de sua proposta.
Gostaríamos de parabenizá-lo, pois, entre os mais de 100 projetos recebidos você foi selecionado para participar da
Programação do 1º Semestre de 2010 de nossa unidade.

Nosso Banner

Oficina Cultural!
Copie o código abaixo para postar no seu espaço!

Quem sou eu

Minha foto
Curso superior em arte e design, desenhista, ilustradora, capista, diagramadora, escritora e artesã... nos resultados mostramos quem somos...

Seguidores